SEMINÁRIO INTERNACIONAL “Alzheimer e outras Demências: Conhecer, Compreender e Intervir”

SEMINÁRIO INTERNACIONAL “Alzheimer e outras Demências: Conhecer, Compreender e Intervir”
Graças aos avanços conquistados no âmbito da saúde no último século, a população mundial está a envelhecer. Vivem-se mais anos e, em regra, de modo mais saudável. Tem-se verificado, nos últimos anos, o aumento do número de pessoas com doenças não transmissíveis, nas quais se incluem as demências.
Estima-se que as demências afetem 36 milhões de pessoas em todo o mundo. Em Portugal, cerca de 160 000 pessoas sofrem de demência, sendo a mais prevalente a doença de Alzheimer.
As demências afetam maioritariamente pessoas a partir dos 65 anos. O aumento da esperança de vida e o envelhecimento da população fazem prever o aumento da população afetada, podendo atingir proporções epidémicas, duplicando o número de casos em 2020 e triplicando em 2050.
A demência é devastadora, não só para os doentes, mas também para os seus cuidadores e familiares, contribuindo a escassa informação e compreensão da enfermidade para a dificuldade do diagnóstico e a estigmatização.
Perante esta realidade, a formação e a informação deverão ser priorizadas para que possam ser estudados e implementados modelos de atuação que contribuam para os cuidados a ter para com as pessoas doentes, os cuidadores e familiares, no intuito de melhorar os cuidados e a qualidade de vida.
O seminário tem como principais objetivos: aumentar o conhecimento e a compreensão das demências; debater estratégias de atuação e debater o papel do cuidador formal e informal.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on LinkedInShare on StumbleUpon