Rede Local de Intervenção Social (RLIS) – Uma aposta ganha!

O projeto de Rede Local de Intervenção Social (RLIS) / Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS), iniciado em 2016 e planificado para 36 meses, no âmbito do Programa Operacional de Inclusão Social e Emprego (POISE), terminou no dia 31 de julho de 2019.
Um projeto inovador no território nacional que teve como principais objetivos:
-Potenciar a concertação da atuação dos diversos organismos e entidades envolvidos;
– Assegurar a coordenação eficiente de todos os agentes, meios e recursos;
– Promover o desenvolvimento de mecanismos e estratégias no âmbito da intervenção social;
– Reforçar a plataforma de colaboração estabelecida com as entidades que localmente prestam serviços no âmbito da ação social;
– Promover plataformas de colaboração com as entidades com intervenção em áreas complementares ao âmbito da ação social, previamente consensualizadas em sede de Comissão Nacional de Avaliação e Acompanhamento dos Protocolos e Acordos de Cooperação (CNAAPAC);-
– Assegurar o atendimento e acompanhamento social das situações de vulnerabilidade, nomeadamente através da gestão, a nível local, dos programas criados para esse efeito;
– Promover iniciativas de experimentação social que se constituam como novas abor-dagens de resposta a problemas emergentes identificados nos territórios;
Concertar a ação de todas as entidades públicas e privadas, estruturas e programas de intervenção na área das crianças e jovens em risco, de modo a reforçar estratégias de cooperação e de racionalização de recursos.
As Obras Sociais De Viseu agradecem a todos os colaboradores que formaram a equipa responsável pela excelente execução alcançada, bem como a todos aqueles que, nas diversas respostas sociais e projetos noa ajudam, dia após dia, a cumprir a nossa missão: colaboradores, associados, voluntários, dirigentes, famílias, parceiros… O sucesso do projecto tem a marca de muitas pessoas e instituições que contribuíram para que a intervenção superasse as expectativas iniciais.Foram realizados cerca de 800 Acordos de Intervenção Social; 5900 Entrevistas Serviço; 1476 Articulações com outros Serviços; 880 Visitas Domiciliárias.