OBRAS SOCIAIS PROMOVEM SERVIÇO DE ATENDIMENTO E ACOMPANHAMENTO SOCIAL

As Obras Sociais do Pessoal da CM e SM de Viseu assinaram um Protocolo de Cooperação com o Instituto da Segurança Social que visa promover o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS).

O SAAS é um serviço que assegura o atendimento e o acompanhamento social de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social, bem como de emergência social e que tem como objetivos: Informar, aconselhar e encaminhar para respostas, serviços ou prestações sociais adequadas a cada situação; Apoiar em situações de vulnerabilidade social; Prevenir situações de pobreza e de exclusão sociais; Contribuir para a aquisição e ou fortalecimento das competências das pessoas e famílias, promovendo a sua autonomia e fortalecendo as redes de suporte familiar e social; Assegurar o acompanhamento social do percurso de inserção social; Mobilizar os recursos da comunidade adequados à progressiva autonomia pessoal, social e profissional.

Prevê-se o arranque da nova resposta social, que funcionará na Rua João Mendes, n.º 51, Rés-do-Chão Direito, Viseu, no dia 01 de outubro.

Recordamos que as Obras Sociais foram, durante três anos (2016-2019), a entidade coordenadora da Rede Local de Intervenção Social (RLIS) de Viseu.

Considerando o conhecimento adquirido, no terreno, quanto às premências sociais das famílias, daremos continuidade ao trabalho desenvolvido e, em articulação com os diferentes parceiros, trabalharemos para potenciar a integração social dos cidadãos e das famílias acompanhadas e incrementar a densificação da rede social do concelho de Viseu.