GRUPO DE AJUDA MÚTUA

“Decorreu no passado dia 14 de Fevereiro a 52.ª sessão do Grupo de Suporte para Cuidadores Formais e Informais de Pessoas com Demência do CAAV.

Sendo este dia comemorado Internacionalmente como sendo o dia do Amor, a sessão foi dedicada à reflexão acerca de temas como qualidade de vida e que influência o amor pode ter na mesma.

Como palavras chave, para os participantes, o amor está diretamente relacionado com o termo afetividade, que vai muito além do amor entre parceiros, mas que pode ser transportado para outras relações interpessoais, nomeadamente as vividas no grupo de suporte.

O tema qualidade de vida depende da faixa etária e do ciclo de vida em que o individuo se insere. De forma a avaliar a qualidade de vida nos idosos a OMS desenvolveu o instrumento complementar WHOQOL-OLD, constituído por 6 facetas, nomeadamente o funcionamento sensorial, autonomia, atividades passadas, presentes e futuras, participação social, morte e morrer e intimidade. Sendo que na análise no âmbito do modelo Rasch permitiram estabelecer a versão Portuguesa, integrando para além das dimensões originais a faceta familiar/vida familiar.

SOMOS TODOS SERES DE AFETOS”

Sandrina Neri
Jenny Silva
Emília Vergueiro

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on LinkedInShare on StumbleUpon